Vocês internautas, qual é a perspectiva do futuro Engenheiro Químico?

domingo, 30 de maio de 2010

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E A ENGENHARIA QUÍMICA

A busca de sustentabilidade ambiental tem sido um dos grandes desafios da indústria química nos últimos anos. Muitas organizações que congregam os vários setores da indústria, como a Associação Brasileira das Indústrias Químicas (ABIQUIM) e o Conselho das Indústrias Químicas da Comunidade Européia (CEFIC) possuem os indicadores e extensos protocolos de orientação para o seu cálculo. As maiorias das indústrias químicas possuem políticas corporativas voltadas à sustentabilidade ambiental.
Para que seja possível a medição do desempenho ambiental de uma organização e para que sejam estabelecidas metas dentro de uma política de melhoria contínua, os indicadores são ferramentas essenciais. Entre os indicadores pode-se citar o consumo específico de energia renovável num processo, a quantidade emitida de metais em corpos d água, a quantidade emitida de substâncias destruidoras da camada de ozônio, entre tantos outros.
A maior aproximação da indústria química do conceito de Ecologia Industrial é a Química Verde. Da forma como foi desenvolvida, a Química Verde é ainda um conceito local tanto no espaço como no tempo. O objetivo da Química Verde tem sido o de utilizar técnicas inovadoras para minimizar de imediatos impactos ambientais causados por determinados processos. O alcance destas técnicas tem se limitado às vizinhanças da fábrica, ou seja, em minimizar as emissões de substâncias nocivas resultantes do processo em questão. Este tipo de ação pode ser associado a práticas de prevenção à poluição ou de produção mais limpa e é essencial no caminho da Ecologia Industrial. Entretanto, impactos ambientais causados localmente podem permanecer atuantes por um longo período de tempo e, também de espaço. Desta forma, se há intenção de se alcançar a sustentabilidade, deve-se incluir as interações com o ambiente por períodos maiores de tempo e considerar o espaço mais abrangente que as vizinhanças da empresa. Ou seja, deve-se levar em conta não só o processo em si, mas também a implantação do processo e sua operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário