Vocês internautas, qual é a perspectiva do futuro Engenheiro Químico?

domingo, 30 de maio de 2010

CONHECENDO MAIS SOBRE A PROFISSÃO

A Engenharia Química é o ramo da Engenharia ligado aos processos industriais em que diferentes matérias-primas são transformadas em produtos de maior interesse industrial. Essa transformação se dá em etapas, desde o tratamento da matéria prima ao processamento, separação e purificação dos produtos. O conjunto de todas as etapas constitui o processo. O projeto, construção e operação das plantas industriais para a fabricação dos produtos, bem como o desenvolvimento de novos processos e produtos são atribuições do Engenheiro Químico.
Ser engenheiro químico é a profissão perfeita para quem ter amor incondicional pela química, pelas aulas de laboratório, gosta de cálculos, é capaz de cumprir prazos e trabalhar em equipe. A profissão une os conhecimentos naturais com a engenharia e também permite que o profissional trabalhe numa perspectiva de “minimizar os impactos ambientais sem perder o foco econômico” (Daher, 2007:66).
A Engenharia Química ocupa uma posição privilegiada e de grande responsabilidade, em relação à abordagem e solução de problemas tecnológicos relevantes para a humanidade, direcionados a áreas vitais como água, alimentos, energia e ambiente, em que o esforço científico e tecnológico visa à obtenção de novas fontes e o desenvolvimento de processos econômicos de produção, purificação, geração, distribuição e preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário